O Colégio Estadual Celso Araújo, em Cedro – CE, realizou projeto de combate às práticas de bullying. O objetivo deste projeto foi o envolvimento dos alunos, professores e a comunidade escolar para o resgate à cidadania e aos direitos humanos, combatendo práticas discriminatórias e preconceituosas no cotidiano escolar.
Como se sabe as práticas de bullying, apresentam determinadas características, como comportamentos deliberados e danosos, produzidos de forma repetitiva por um período prolongado de tempo contra uma mesma pessoa; mostra uma relação de desequilíbrio de poder, o que dificulta a defesa da vítima; não há motivos evidentes; acontece de forma direta, por meio de agressões físicas e verbais, e de forma indireta, por meio de agressões morais e psicológicas, caracterizando-se pela disseminação de rumores que visam à discriminação, ao preconceito e à exclusão (FANTE, 2005).
O Projeto
O projeto intitulado “Cidadania e Direitos Humanos: Escola Sem Bullying”. Após analisado e aprovado, a escola passou a desenvolver ações destinadas à realização das atividades pedagógicas com alunos do Ensino Médio, do período vespertino, durante o segundo (2º) semestre de 2009.
Os professores das disciplinas de matemática, história, geografia e filosofia, tiveram a idéia de elaborar projeto interdisciplinar sobre as práticas de bullying. Em planejamento pedagógico notaram a necessidade e a urgência de um trabalho como esse, tendo em vista as constantes divulgações nos telejornais das diferentes agressões: moral, física e verbal, nas escolas públicas do país, em alguns casos, com desfechos trágicos. Dados recentes mostram sua disseminação por todas as classes sociais e apontam uma tendência para o aumento rápido desse comportamento com o avanço da idade dos alunos.
O Assunto começou a ser pesquisado, a fim de um aprofundamento maior. Para isso foi necessário estudar vários autores, dentre eles: CANDAU (1999), CAMACHO (2000), e outros, além da legislação vigente e reportagens.
O trabalho desenvolveu-se com várias atividades, dentre as quais se destacaram: a apresentação de seminários sobre: racismo, pluralidade de cultura, orientação sexual, entre outros, com reflexões e debates, participação nos laboratórios de informáticas para pesquisas e troca de informações relacionadas às práticas de bullying, e a montagem de um mural no rol da escola para expor as pesquisas e descobertas sobre o assunto, sensibilizando toda comunidade escolar, que foi convidada a refletir mais sobre os temas apresentados.
Fonte de pesquisas:
Candau(1999); Camacho(2000); LEI Nº 7.716, de 05.01.89; LEI Nº 14.651, de 12.01.09 (Santa Catarina); www.educacional.com.br; www.revistavisaojuridica.uol.com.br.
Joaquim Lopes Filho
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