Leitura e Escrita
Colégio Estadual Celso Araújo
Fazendo uma análise dos indicadores educacionais na disciplina de Língua Portuguesa em nível nacional , estadual, regional e local, referentes aos últimos anos, quais sejam, 2006,2007,2008, verificamos que os resultados das avaliações externas realizadas em larga escala, comprovam que os alunos ao concluírem a 4ª série e a 8ª série (9º ano) do EF, apresentam apenas o domínio de habilidades elementares em leitura e escrita, não correspondendo ao que é preconizado nas matrizes de referências nem nos referenciais curriculares básicos da SEDUC), correlatos a cada série.
Da mesma maneira, no tocante aos resultados do Ensino médio, o nível de proficiência em leitura e escrita também não alcança o nível desejado na escala e isto constitui-se um desafio para os educadores que não se conformam com essa realidade e buscam superá-la.
Reafirmando o acima exposto, temos depoimentos dos
professores e coordenadores pedagógicos escolares desta escola, Colégio Estadual Celso Araújo, os quais expressam quão grande é a parcela/ número de alunos com deficiências de aprendizagem em leitura, interpretação e escrita.
Nesse sentido é que, articulando as mídias e TICs no fazer pedagógico
da sala de aula, surge o desafio de contribuir para a melhoria da qualidade da
aprendizagem e elevação do nível de desempenho escolar dos alunos desta
unidade de ensino, utilizando as mídias e TICs no fazer competente e
prazeroso de ensinar a ler e escrever com prazer os diversos gêneros
textuais de uso de circulação social.
Objetiva a presente atividade, fortalecer o projeto de Leitura, Interpretação e Escrita na escola, com a participação da disciplina de história e língua portuguesa, ambas com suas competências e habilidades descritas abaixo no plano de aula.
O Cordel na sala de aula.
Objetivos:
• Compreender temas históricos, explorados na literatura de cordel.
• Reconhecer na literatura de cordel, um registro da história.
• Reconhecer a língua materna como veículo de participação social e geradora de significação que contribui para documentação e legitimação da cultura através dos tempos.
• Estudar o contexto de produção de texto e sua contribuição para a compreensão leitora.
Conteúdos:
• Gênero textual- Cordel.
• Sedição de Juazeiro e a vida de Padre Cícero.
Metodologia;
• Aula expositiva e em grupo
• Pesquisa bibliográfica
• Leitura e interpretação de textos
• Oficina de produção textual- cordel
• Declamação dos cordéis produzidos
Avaliação:
De caráter qualitativo- avaliação realizada ao longo do processo.
Mary-Lucy
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